A quarta entrevistada do projeto "Conhecendo a Sambista" do blog Mundo do Carnaval,é a Renata Santos.
![]() |
Site EGO. |
Renata é musa da Estação Primeira de Mangueira, escola que irá fechar os carnavais 2017.
- Para começarmos, fale um pouco sobre você.
Sou uma pessoa super tranquila, sou formada em artes cênicas, atualmente estudando no Wolf Maya. Acho que estudar é sempre importante. Sou focada em tudo que faço e corro atrás para realizar todos os meus sonhos.
- Na sua infância, você tinha esse desejo de ser musa/rainha de uma escola de samba?
Não. Meus carnavais eram em coretos e me vestindo de Bate-bola. Gostava de assistir os desfiles quando não estava pulando carnaval. Era muito nova. O carnaval entrou na minha vida muito sem querer com um convite da Santa Cruz quando eu tinha 17 anos. Foram anos como Rainha.
- Podemos dizer que a Mangueira te acolheu, você está a 7 anos na escola, sendo 3 como rainha de bateria e hoje se encontra como musa. Oque a verde e rosa representa pra você?
Posso dizer que nos escolhemos. Desde o início o casamento foi perfeito.
Representa tudo que há de alegria, amor e felicidade. Só quem é sabe explicar o que sentimos quando estamos lá.
- Em 2012, durante seu reinado na Mangueira, a escola falou sobre o Cacique de Ramos, e você desfilou com uma fantasia que te possibilitava mudá-la durante o desfile. Nos conte um pouco sobre isso!
Quando soube que a bateria viria de cacique e bafo da onça eu tive a ideia de vir com as duas, sendo que fazendo troca como em Parintins que eu amo. Conversei com Cid Carvalho e ele amou. Ele desenhou e Tony Tara meu estilista sofreu, mas conseguiu chegar no resultado que queríamos. Tinha que ser algo que fosse rápido e fácil de trocar.
- Renata, você é nascida e criada em Santa Cruz, bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Como é pra você ter sido rainha de bateria da Acadêmicos do Santa Cruz por 9 anos consecutivos?
Foram 10 anos. Foi maravilhoso. Aprendi ser rainha lá. Depois virei musa em outras escolas sem largar a Santa Cruz, claro! Foi difícil pedir para sair. Levei três anos para criar coragem. Até que quando fiz 10 anos achei que seria bom para fechar com chave de ouro. A minha idéia era continuar desfilando de musa em uma única escola. Hoje em dia eu venho sempre de Diretoria na Santa Cruz. Não largo eles nunca.
- Como é pra você ter o título de "Primeira rainha de bateria a tocar um instrumento na Avenida"?
Sempre gostei de tocar Tamborim. Em 2003, com a Santa Cruz no especial eu desfilei tocando e foi maravilhoso. Depois no ano seguinte eu coloquei efeito no Tamborim. Logo depois parei de desfilar tocando para ficar com as mãos livres, mas sempre tocava na quadra.
- Em uma palavra, o que significa o carnaval na sua vida ?
Paixão
- Você se inspira em alguém?
Não
- Tem algum procedimento que realiza antes do desfile ?
Peço muito a Deus que dê tudo certo. Costumo comer banana e chocolate rs.
- Renata, você tem o "Fã Clube Renata Santos Oficial". Como é pra você ter um fã-clube e como é sua relação com seus fãs?
É maravilhoso. Eles são incríveis. Não existe carinho mais sincero que o deles. Somos uma família e eu agradeço ter cada um deles comigo. Digo sempre que Deus escolheu cada um a dedo para estar ao meu lado.
- Oque você pode adiantar sobre o carnaval 2017?
A Mangueira vai vir linda. Eu não vejo a hora de estar na avenida riscando aquele chão mostrando mais uma vez a nossa força. Vamos com tudo.
Crédito: João Silva