A ordem dos Desfiles é decidida por um sorteio imparcial. Como sempre, este ano novamente em junho, os organizadores da LIESA, convidados, representantes das escolas de samba e da imprensa lotaram o anfiteatro da Cidade do Samba para assistir o sorteio da Ordem dos Desfiles de 2017 das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
De acordo com os regulamentos dos Desfiles, a escola vencedora do Grupo da Série A do ano anterior abre os Desfiles do Grupo Especial de domingo. E a escola que obteve menos pontos (neste mesmo ano) é a primeira a desfilar na segunda-feira.
A ordem dos Desfiles tem que ser definida de uma forma que as melhores escolas não desfilem no mesmo dia. Assim, no sorteio, as escolas restantes são divididas em pares equivalentes a fim de que tenha um bom equilíbrio entre os desfiles do domingo e os de segunda.
No primeiro momento, o sorteio define o dia. Em seguida, as mesmas bolas são colocadas novamente, dando início a ordem dos desfiles. Se uma escola de samba quiser, ela pode mudar sua ordem. Assim, sorte e um pouco de negociações define a ordem final dos Desfiles.