Carnaval 2018 tem ordem de desfile definida - SP
julho 11, 2017
Tags:
carnaval2018
SP
A Liga das Escolas de Samba definiu em evento realizado na noite de segunda-feira (10/7) a ordem de desfile das agremiações para o Carnaval 2018.
Conforme sorteio preliminar realizado no fim de maio, quando foram definidos os dias de desfile, as escolas que subiram ao Grupo Especial abrem as festas, em cada dia. A Independente, vice-campeã do Acesso, abre a folia na sexta-feira (9/2), enquanto a X-9 Paulistana, campeã, é a primeira a desfilar no sábado (10/2).
A inédita campeã do carnaval 2017, Acadêmicos do Tatuapé, pôde escolher o dia de desfile. Contrariando as últimas escolhas das campeãs, que optam pelo sábado, a escola da Zona Leste escolheu a sexta-feira. Em 2017, a agremiação foi campeã neste dia, quando foi a quarta escola a desfilar com o enredo que falava sobre as belezas da África.
Das 14 escolas do Grupo Especial, resta apenas a Independente divulgar o enredo para o próximo Carnaval. O sorteio foi realizado um dia depois do grupo de elite conhecer seu primeiro samba-enredo: a Império de Casa Verde definiu no último final de semana o hino do tema “O Povo: A Nobreza Real”. O enredo vai relacionar fatos da Revolução Francesa e o livro Os Miseráveis com a atual situação política brasileira.
Pela Zona Norte, Unidos do Peruche, Mocidade Alegre e X-9 Paulistana estão em processo de escolha do samba, por meio de eliminatórias. Vila Maria, Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tucuruvi e Independente não iniciaram esta etapa.
Em 2018, a Zona Norte terá um número elevado de representantes no Grupo Especial: serão oito entidades entre as 14, considerando comunidades de seus bairros de origem e sediadas na região. Por outro lado, o Grupo de Acesso não possui nenhuma representante da área entre as oito escolas. Curiosamente, a região vai abrir com três escolas cada dia de desfile.
Confira abaixo a ordem de desfile das escolas dos grupos Especial e de Acesso (em parênteses, o enredo que a agremiação levará ao Anhembi; em negrito, escolas da Zona Norte):
Grupo Especial – Sexta-feira (9/2)
1 – Independente (não definido) 2 – Unidos do Peruche (Peruche celebra Martinho: 80 anos do Dikamba da Vila) 3 – Acadêmicos do Tucuruvi (Uma Noite no Museu)
4 – Mancha Verde (A Amizade. A Mancha Agradece do Fundo do Nosso Quintal)
5 – Acadêmicos do Tatuapé (Maranhão: os Tambores vão Ecoar na Terra da Encantaria) 6 – Rosas de Ouro (Pelas Estradas da Vida, Sonhos e Aventuras de um Herói Brasileiro)
7 – Tom Maior (O Brasil de duas Imperatrizes: De Viena para o novo mundo. Carolina Josefa Leopoldina, de Ramos, Imperatriz Leopoldinense)
Grupo Especial – Sábado (10/2)
1 – X-9 Paulistana (A Voz do Samba é a Voz de Deus: Depois da Tempestade vem a Bonança) 2 – Império de Casa Verde (O Povo: A Nobreza Real) 3 – Mocidade Alegre (A Voz Marrom que não deixa o Samba Morrer)
4 – Vai-Vai (Sambar com Fé eu Vou)
5 – Gaviões da Fiel (Guarus… Na Aurora da Criação a Profecia Tupi – Prosperidade e Paz aos Mensageiros de Rudá)
6 – Dragões da Real (Minha Música, Minha Raiz. Abram a Porteira Para Essa Gente Caipira e Feliz) 7 – Vila Maria (Aproveitam-se de minha nobreza, você não soube, não te contaram? Suspeitei desde o principio! Não contavam com minha astúcia! Arriba Bolanõs, Arriba Vila, Arriba México)
Grupo de Acesso – Domingo (11/2)
1 – Barroca Zona Sul
2 – Leandro de Itaquera
3 – Nenê de Vila Matilde
4 – Colorado do Brás
5 – Camisa Verde e Branco
6 – Águia de Ouro
7 – Pérola Negra
8 – Imperador do Ipiranga