Retrospectiva 2016: SALGUEIRO
O Salgueiro perde para si mesmo”. Quem é sambista provavelmente já ouviu esta frase. Campeã de 2009, a Academia do Samba, por mais um ano saiu com um gosto amargo na apuração ao conquistar o quarto lugar. Nos últimos 5 carnavais foram 3 vice-campeonatos (2012, 2014, 2015).
O samba do malandro batuqueiro explodiu a comunidade e o público na Sapucaí, porém problemas nas alegorias fizeram o Salgueiro sair da disputa pelo título com poucas notas a serem apuradas.
O ano de 2016 foi especialmente marcante para o casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola: Sidclei e Marcela. No vice-campeonato de 2015, o casal sofreu muita pressão por não terem conseguido a mota máxima. Deram a volta por cima, mostraram que o mundo dá voltas, gabaritaram o quesito e arrancaram muitos elogios dos críticos.
Para 2017 a única mudança no seu quadro de profissionais foi a saída do diretor de Carnaval, Dudu Azevedo, que foi para a Grande Rio.
Com o enredo “A Divina Comédia do Carnaval”, os carnavalescos Renato e Márcia Lage farão o possível para que após 7 anos, o título de campeã volte para a vermelho e branco.
![](https://2.bp.blogspot.com/-tP04eka1bYQ/Wz64T5l4p6I/AAAAAAAAAmo/fJwlmyAJIPUJpYpX0qAzI3Bp5EpiZOPmACLcBGAs/s1600/anuncio.png)
A imperatriz Leopoldinense realizará no dia 1º de janeiro
A imperatriz Leopoldinense realizará no dia 1º de janeiro (domingo), em sua quadra, às 20h, o seu primeiro ensaio do ano de 2017.
Em busca do título que não vem há 16 anos, a verde e branco optou por ensaiar no feriado universal. A escola pede para que todos compareçam vestidos de branco e que levem suas champanhe e frutas para comemorar a virada de ano.
A quadra da escola fica na Rua Professor Lacê, 235, Ramos. Os ingressos custam R$20,00 e podem ser adquiridos na bilheteria. Em 2017, a Imperatriz Leopoldinense será a terceira escola de samba a desfilar no domingo de carnaval e vai levar para a Sapucaí o enredo “Xingu – o clamor que vem da floresta” , do carnavalesco Cahê Rodrigues.
ENTREVISTA COM A PORTA-BANDEIRA RUTE ALVES!
Rute é a primeira porta-bandeira da Unidos da Tijuca, que será a 4° escola a desfilar no dia 27/02.
- Para começarmos, fale um pouco sobre você:
Sou mãe de dois filhos, um de quatro patas, esposa, figurinista e uma pessoa de muita, muita fé.
- Na infância, você tinha esse desejo de ser porta-bandeira?
Tinha sim, mas meu pai( in memorian) era além de militar carrancudo, era evangélico. Foi depois do falecimento dos meus pais onde fui morar com uma irmã, que fiquei mais próxima do carnaval, mas desde pequena que eu rodava com a tal toalha amarrada em uma vassoura.
- A Unidos da Tijuca te acolheu de braços abertos.
Deixe um recado para os Tijucanos e diga como é sua relação com a escola:
Na Tijuca, já na nossa festa de apresentação foi um encanto, um momento inesquecível e lá fiz amigos fora do carnaval e para vida inteira.
- Rute, você passou 10 carnavais na Vila Isabel. Oque a Vila representa pra você?
A Vila é um laço eterno na minha vida, foi nela que consolidei minha carreira como PB.
- Por quais escolas você já passou?
Minha primeira escola foi a São Clemente, a qual tenho amor, depois Portela, Porto da Pedra, Salgueiro, Vila e Tijuca.
- O que representa pra você ser porta-bandeira?
Para mim ser porta-bandeira, além do sonho realizado, sinto a responsabilidade enorme, pela honra de conduzir o manto sagrado amado por tantas pessoas.
- Qual é seu carnaval que mais te marcou?
Eu não tenho um carnaval que mais me marcou, tenho alguns...
A minha estréia como porta-bandeira, já como primeira pela São Clemente. Em 2010 e 2012 quando ganhei meus estandartes, o campeonato da Vila em 2013 e a estréia na Tijuca com ela campeã, com o samba do meu filho.
- Como foi a experiência de participar do encerramento das Olimpíadas 2016?
Participar tanto da abertura como do encerramento das Olimpíadas, foi mágico e inesquecível, quando entrei no Maracanã, foi um misto de emoções que palavra alguma consegue descrever.
Para sempre na minha memória afetiva.
- Você tem alguma preparação especial para o dia do desfile?
No Domingo de carnaval sempre vou a missa de Santo Expedito e levo a minha bandeira para ser abençoada. E procuro descansar, ficar quietinha em casa, uma alimentaçao equilibrada e focar toda energia para a hora do desfile.
- Você tem há 8 anos o "Fã Clube Rute Alves", como é a importância do FC pra você e a relação com seus fãs?
No dia 19/12 fizeram 9 anos, uma vida...
Eu e a fundadora, Caroline Ferreira nos tornamos amigas e confesso que não sei lidar muito com essa situaçao de fã. Fã pra mim quem tem é o Michael, Xuxa, Beyoncé... Para mim, eles são pessoas queridas, que gostam e respeitam o meu trabalho e que com isso só fazem aumentar a minha responsabilidade para não decepcioná-los.
- Oque você pode adiantar do carnaval 2017?
Para o carnaval de 2017 estamos tendo o apoio indispensável dos coreógrafos da comissão de frente Alex Neoral e Marcio Jahu, estão nos ensaiando e a diferença esta notória. Nossa fantasia foge a qualquer idéia que possam supor e esta sendo confeccionada com muito carinho para que possa ser um instrumento a contribuir com a nossa arte.
2017 é o ano da Tijuca, podem anotar.
CRÉDITOS: JOÃO SILVA