O site CARNAVALESCO, em parceria com a escola de samba Estácio de Sá, realizou na noite de sexta-feira, a segunda edição da festa de comemoração do lançamento do CD da Série A. E a noite foi ainda mais especial porque comemorou o Dia Nacional do Samba, ocasião em que foram homenageadas com o prêmio Ismael Silva, as personalidades que contribuíram para a manutenção e a difusão desse ritmo e do carnaval. Uma das pessoas homenageadas foi o carnavalesco e apresentador da noite, Milton Cunha, que falou da importância de se comemorar o dia do samba no berço dele, a primeira escola de samba do Brasil, Estácio de Sá.
– Eu acho que o Brasil não pode esquecer a sua grande vitrine cultural enquanto povo. Temos uma raiz negra, que forma uma miscigenação bem característica de toda essa mistura, porque quando se fala dos primeiros negros, engraxates, prostitutas, mestiços, malandros, toda essa reunião de personagens dos primórdios de samba estão aqui nessa região, nesse berço. É uma região emblemática pela mistura, pelo leque de personagens urbanos e rurais, se pensarmos em 1920, por exemplo. E a história está viva, está pulsante, e todos esses personagens estão aqui hoje. Salve eles, salve o povo da rua, salve os sambistas.
O diretor de carnaval da Liesa, Elmo José dos Santos, também recebeu homenagem. Ele, que já foi presidente da Estação Primeira de Mangueira, conhece bem esse universo do samba.