Já está quase tudo preparado para a apuração dos votos do carnaval do Rio 2017. A leitura das notas começa às 16h45 desta quarta-feira (1), diretamente da Marquês de Sapucaí.
Foram avaliados pelos jurados nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, fantasias, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo.
Doze escolas disputam o título de campeão do carnaval do Rio esse ano. A apuração das notas começa às 16h45, quando os envelopes com as notas que definirão a vencedora do carnaval e qual escola será rebaixada para a Série A.
O quesito enredo, último a ter as suas notas anunciadas, será o primeiro a ser usado para estabelecer o desempate entre agremiações que obtiverem a mesma pontuação. Persistindo a igualdade, o desempate será feito no quesito anterior e assim sucessivamente.
Cinquenta e quatro julgadores atuaram nos desfiles, seis para cada um dos nove quesitos, sendo quatro titulares e dois reservas. Para a soma dos resultados, serão validadas as três maiores notas dadas pelos julgadores titulares - as notas dos julgadores reservas só valerão caso algum dos titulares tenha faltado.
Especialistas em carnaval ouvidos pelo portal G1 foram unânimes em apontar o favoritismo da Mangueira ao título de bicampeã. Ficou com a verde-e-rosa pelo segundo ano consecutivo, inclusive, o Estandarte de Ouro de melhor escola, prêmio oferecido pelo Jornal O Globo.
Mas, como se sabe, só é possível cantar a vitória de campeã do carnaval após a leitura das últimas notas. Prova disso foi o resultado da apuração do carnaval de São Paulo. O título da Acadêmicos do Tatuapé só foi definido após a leitura da última nota.
São permitidas apenas notas de 9,0 a 10,0, com frações de 0,1 (um décimo). Toda nota diferente de 10 deve ser justificada, e as justificativas são posteriormente divulgadas no site da Liesa.