-->

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

Paulo Barros: "É um enredo extremamente simples, didático e rico em imagens"

Em explanação da sinopse do tema do Carnaval 2018 da Unidos de Vila Isabel para os compositores, o carnavalesco Paulo Barros explicou que o enredo “Corra que o futuro vem aí” é extremamente simples, didático e rico em imagens. Pede o artista, apesar do texto ser claro, objetivo e sem muitos rodeios, como ele mesmo define, que os compositores o procurem antes de criar suas composições.

– Temos uma sinopse extremamente clara, objetiva, sem muitos rodeios que vai dar a possibilidade dos compositores fazerem um samba sem conversar com a gente, no entanto peço que venham até a gente. Não é uma exigência, é um pedido e vocês serão muito bem-vindos. Não se preocupem em fazer qualquer tipo de pesquisa para complementar. A grande chave para se fazer um grande samba é a liberdade que damos dentro desse texto. Traduzam-o da maneira que sentirem. Não é necessário procurar artifícios para alcançar um diferencial de informações de conteúdo, porque essa prática pode ser perigosa. Trabalhem exclusivamente dentro da sinopse. A Vila vai escolher o samba que tiver condições da gente levar o título do Carnaval 2018 – esclarece o carnavalesco.

Ordem Cronológica precisará ser seguida

Aprofundando um pouco mais do enredo que levará para a Marquês de Sapucaí, Paulo Barros explicou todos os setores do carnaval da Unidos de Vila Isabel. Para o carnavalesco responsável juntamente com Paulo Menezes pela parte artística do carnaval da Azul e Branca do bairro de Noel, a ordem cronológica dos acontecimentos do enredo precisa obrigatoriamente seguida pelos compositores de samba-enredo.

– Temos uma sinopse clara, que foi minuciosamente escrita e concebida de uma maneira cronológica. Não temos uma cronologia de enredo, mas temos segmentos de início, meio e fim de desfile. Consideramos importante que os compositores sigam essa cronologia de texto, porque é isso que vai ajudar a cantar o que se está vendo – explica Paulo Barros.

Explicações de Paulo Barros sobre o desfile da Vila 2018:

Início – Um resumo do enredo. Abertura do desfile falando sobre luz, passa-se para a invenção da roda, o que causou e causa até hoje, o mundo na palma da mão, onde terminará dizendo como uma simples invenção de um telefone, hoje consegue-se comandar o mundo na palma da mão. Imagem em ação, onde haverá elementos da televisão, do rádio e cinema.
Onde você quer ir? Inicia-se o setor falando da bússola que permitiu a possibilidade de se viajar pelo mar e pelo ar.
Fim – O mundo melhor. O futuro que se quer construir. Com uma natureza bela, preservada. A cidade dos sonhos.


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas