Para começarmos, fale um pouco sobre você:
Comecei na GRES Estação Primeira de Mangueira aos 2 anos de idade desfilando pela Mangueira do Amanhã, com meu pai Índio da Mangueira. Passei a desfilar na GRES Estação Primeira de Mangueira aos 10 anos.
Fui Estandarte de Ouro como "Melhor Passista 2003" aos 16 anos e "Tamborim de Ouro" aos 18. Logo depois, fiquei coordenando a ala de passista por 2 anos, sou musa da agremiação desde 2010! Bom .. As minhas conquistas foram conquistadas graças a muitos ensaios e vontade de aprender com os melhores. Observava muito minha diva Aldione sambando, Nilce, Márcia que foi rainha da Minha e Fabiana Oliveira. Aprendi muito com essas passistas, e com o tempo fui me aperfeiçoando.
- Você foi rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti em 2010. Explique sua relação com a escola:
Fui rainha de bateria do Tuiuti em 2010 sim, pra mim foi uma das experiências mais maravilhosas da minha vida. Passei a não ser só uma simples rainha, ia nas festas de família das pessoas da comunidade e não faltava um ensaio. Sou apaixonada pelo Tuiuti, até porque meu pai tem uma história lá também (A Tuiuti foi a primeira escola de samba que meu pai desfilou na vida. Logo depois ele foi pra Mangueira). Hoje faço alguns eventos com um grupo show da comunidade e vou a alguns ensaios quando tenho um tempo livre. Mais tenho muito contato com as pessoas de lá da comunidade do Tuiuti também!
![]() |
Julyana Clara como rainha de bateria da tuiuti em 2010. |
- Tens um enorme carinho pela Mangueira e a Tuiuti! Como é vê suas duas escolas no grupo tão desejado do carnaval que é o especial?
Ver as duas agremiações no grupo especial me deixa muito feliz, uma pena não poder desfilar nas duas! (Brincou)
- Você ficou fora do carnaval 2016 devido sua gravidez. Como foi voltar em 2017 com o título de "Campeã"?
Não cheguei a ficar fora do carnaval 2016, eu desfilei grávida de 7 meses e minha filha foi pé quente! Mangueira foi campeã do carnaval!
Ia aos ensaios, fiz tudo conforme o figurino, porém grávida. Foi um sonho de certa forma, sempre quis ter essa sensação de pisar na Marques grávida. Foi um desfile maravilhoso, inesquecível.
![]() |
Julyana Clara no desfile de 2016 grávida de 7 meses |
- Tens um extenso currículo no mundo do samba, a dançarina que aos 16 anos ganhou Estandarte de Ouro, prêmio de melhor passista, musa da passarela do samba, ocupou o posto mais desejado do carnaval como Rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti, foi diretora da Ala de Passistas e entre outras premiações! Como você encara suas conquistas no mundo do samba?
Eu encaro minhas conquistas no samba e na vida com muita humildade e com muito respeito aos demais. Tive meus momentos, já cai desfilando e já ganhei os prêmios mais desejados pelos passistas, não quer dizer que sou mais ou menos que ninguém. Foram momentos memoráveis que marcaram a minha vida e minha história no mundo do samba.
- Hoje você dá workshops de samba, como é saber que você está sendo admirada e acima de tudo sendo referência para outras pessoas?
Fico muito feliz ao ver meninas novas chegando e pedindo uma ajuda ali ou aqui pra se aperfeiçoar no samba. Fico mais feliz ainda por eu poder ajudar de certa forma a elas! Já dei aula para algumas famosas, como também já dei aulas em comunidades. Hoje dou aula no espaço Dança Comigo toda Segunda-feira e tem sido uma experiência maravilhosa pra mim, pois tenho alunos de todas as idades. É uma felicidade enorme poder passar á frente o meu conhecimento!
- Deixe um recado para todos aqueles que torcem por você:
Olha, agradeço grandiosamente aos que torcem por mim, não só a Julyana Clara Musa, mais tbm a Julyana Clara do dia a dia. Sempre agradeço a Deus pelas oportunidades e conquistas desses anos de carnaval, ao meu maravilhoso ídolo Master que é meu pai, a toda minha família por estar sempre ao meu lado, aos meus amigos e fãs. Genteeeeee, muito obrigado por tudo! Amo vcs!
- Ser Mangueirense é?
"Ser mangueirense não é torcer por uma escola de samba. Quando se é Mangueira, o samba corre nas veias, e os pés por mais calejados possam ser, sempre encontram conforto no rufar de um tambor. "
* Elisangela Andrade
- Defina o carnaval em 1 palavra:
Vida
- Você tem o "Fã Clube Julyana Clara". Como é sua relação com seus fãs?
Minha relação com meus fãs são as melhores possíveis, desabafo com eles, conversamos sempre que podemos. Temos a melhor relação possível!
- Oque pode adiantar sobre o carnaval 2018?
O que eu posso adiantar, é que nós vamos vir pra brigar pelo título novamente, com muita alegria. E que a fantasia é lindaaaa!
Mundo do Carnaval © | João Victor