-->

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

Segurança será reforçada dentro e fora do Sambódromo de SP após briga de torcidas em trem, dizem policiais

A segurança será reforçada dentro e fora do sambódromo de São Paulo após a briga entre são-paulinos e palmeirenses ocorrida no sábado (3) em um trem da capital. A informação é de policiais civis e militares ouvidos pelo porta da Rede Globo,G1.

Na noite desta sexta-feira (9), o Sambódromo Anhembi, na Zona Norte, começará a receber o desfile das escolas de samba, sendo que duas delas são a Independente Tricolor e a Mancha Verde. Elas surgiram a partir de torcidas organizadas de times de futebol: respectivamente São Paulo e Palmeiras.
Na semana passada, 20 torcedores da Torcida Independente e 15 da Mancha Alviverde foram flagrados brigando dentro de um vagão da Estação Água Branca da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).




Vídeo feito por celular mostrou que o conflito das torcidas levou pânico aos passageiros. Um são-paulino e três palmeirenses foram detidos e liberados por seguranças. Levados à delegacia, eles foram responsabilizados pelos crimes de dano, lesão corporal e rixa. Acabaram soltos logo em seguida.

O número de policiais envolvidos na segurança não foi divulgado, mas o que ocorreu no sábado passado deixou as autoridades policiais em alerta. O receio é de que os torcedores da Independente e da Mancha voltem a brigar.
A preocupação dos policiais é que distúrbios ocorram também nas ruas ou no transporte público, como ônibus, trem e Metrô.

Independente e Mancha

Policiais civis ouvidos pela reportagem disseram que haverá reforço no efetivo de segurança dentro do Anhembi, com atenção voltada para identificar e conter possíveis tumultos.
A Independente será a primeira escola a abrir os desfiles das demais agremiações no Sambódromo. A previsão é a de que ela entre às 23h15 de sexta. A Mancha Verde será a quarta escola a desfilar. Deverá começar às 2h30, já na madrugada de sábado.

A Independente Tricolor informou que "as diretorias das escolas de samba oriundas de torcida têm um relacionamento normal entre si, e os dirigentes tratam especificamente de carnaval". "Nossa comunidade estará totalmente focada na realização de um grande espetáculo na passarela do samba", acrescentou o comunicado.

A escola também disse que promove o respeito e a tolerância com a sua comunidade e simpatizantes. "Gentileza gera gentileza, o respeito é primordial e faz parte de nossa cartilha. Nossas portas estão sempre abertas para receber todas e quaisquer pessoas que queiram se divertir em um espaço familiar e entre amigos."
Questionada, a escola Mancha respondeu, por meio de seu setor de comunicação, que não iria comentar o caso. Membros da organizada da torcida não foram localizados para falar.

Na madrugada de domingo (11), mais duas escolas de samba oriundas de torcidas de futebol vão desfilar: Gaviões da Fiel às 2h50 e Dragões da Real às 3h55. Essa será a primeira vez na história do carnaval que quatro agremiações nascidas como organizadas de times vão desfilar no grupo especial.

Trabalho de inteligência

É fato que a briga de sábado envolveu membros de torcidas de clubes de futebol, mas, segundo policiais, entre os torcedores das escolas de samba Independente e Mancha estão integrantes das organizadas. “Esse pessoal da torcida de futebol que se envolveu na briga de sábado está ligado as escolas de samba também”, disse o delegado Sérgio Alves, titular da Delegacia de Repressão a Delitos Esportivos (Drade), que terá investigadores nas ruas, do lado de fora do sambódromo.

A Drade tenta identificar mais suspeitos de terem participado do confronto. Segundo ele, a Polícia Civil realiza um trabalho de inteligência conjunto para monitorar os integrantes das torcidas nas redes sociais. O objeto é saber se os briguentos vão querer marcar novos confrontos pela internet.
A Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) ajudará na segurança interna do Anhembi. A reportagem não encontrou os responsáveis diretos pelo órgão, mas policiais que trabalharão dentro do sambódromo falaram que também haverá reforço no local.

“Não tenho informação de deslocamento de torcedores de escolas de samba [que surgiram de times de futebol”, falou o coronel Francisco Alves Cangerana Neto, comandante da Polícia Militar (PM), na região central da capital.

Segundo o comandante haverá reforço no policiamento nas ruas. “A gente fez uma reunião do pré-carnaval para fazer ajustes para o carnaval. Vai ter bloco na Avenida 23 de Maio. Será a primeira vez que isso ocorre. A gente vai ter reforço grande com policiais da administração e cavalaria também vão trabalhar.”
Outros policiais militares confirmaram que estarão cuidando das seguranças nas vias públicas em alerta contra possíveis brigas de torcidas.

Veja a ordem dos desfiles:

Sexta-feira (9/2)

23h15 - Independente
00h20 - Unidos do Peruche
01h15 - Acadêmicos do Tucuruvi
02h30 - Mancha Verde
03h35 - Acadêmicos do Tatuapé
04h40 - Rosas de ouro
05h45 - Tom Maior

Sábado (10/2)

22h30 - X-9 Paulistana
23h35 - Império de Casa Verde
00h40 - Mocidade Alegre
01h45 - Vai-Vai
02h50 - Gaviões da Fiel
03h55 - Dragões da Real
05h00 - Unidos de Vila Maria
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas