A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) convocou para quarta-feira uma reunião extraordinária com os presidentes das agremiações da entidade para decidir sobre o pedido da Mocidade Independente de Padre Miguel, que quer dividir o título do carnaval com a Portela. A plenária foi convocada pelo presidente da Liesa, Jorge Castanheira. Apesar de não querer emitir um comunicado oficial sobre o assunto, a entidade deve bater o martelo declarando as duas escolas campeãs, conforme antecipou a coluna “Gente boa”, do jornal O Globo, anteontem.
A decisão deve pôr fim à polêmica envolvendo a escola de Padre Miguel, que havia perdido um décimo por conta da falta de um destaque, decisão considerada injusta. O presidente da Portela, Luís Carlos Magalhães, só falará após o “resultado final’’:
— A decisão é da nossa diretoria (referindo-se à Liesa). Vamos esperar.<EP,1>No último sábado, a Portela comemorou a vitória com uma feijoada, quando foi exibida a taça de 1º lugar.
Na Mocidade, o assunto também é tratado com cautela. A escola não se pronuncia até a posição oficial da Liesa.
A Mocidade solicitou a divisão do título, no último dia 23, para tentar solucionar o erro de um jurado que, segundo a escola, custou o campeonato à Vila Vintém. A agremiação entende que o julgador Valmir Aleixo usou material inadequado para avaliar o quesito Enredo.