-->

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

MP abre inquérito para aumentar segurança no desfile de carnaval de 2018

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Ministério Público estadual instaurou inquérito civil para exigir o aperfeiçoamento das medidas de segurança do desfile das escolas de samba no carnaval do ano que vem. O inquérito foi instaurado após os acidentes com carros alegóricos ocorridos no domingo e na segunda-feira de carnaval.



No acidente com o carro da Paraíso do Tuiuti, no domingo de carnaval, 20 pessoas foram imprensadas por uma alegoria desgovernada. O carro bateu na grade do setor 1 no momento em que fazia uma curva, e atingiu as pessoas que estavam no local. Já no segundo dia de desfiles do Grupo Especial, a estrutura de um carro da Unidos da Tijuca cedeu e pelos menos 15 pessoas ficaram feridas. Componentes foram retirados da alegoria pelos bombeiros, e integrantes da escola fizeram uma barreira para impedir que pessoas chegassem perto do carro, que atrapalhou a entrada das alas durante o desfile.
De acordo com o MP, embora soluções emergenciais tenham sido implementadas para o Desfile das Campeãs, é necessário aperfeiçoar a fiscalização para minimizar os fatores de risco e garantir a segurança dos componentes das escolas e do público nos desfiles do ano que vem.
As primeiras medidas adotadas foram pedidos de informação à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), ao Corpo de Bombeiros, ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
As informações terão que ser remetidas à Promotoria no prazo de 30 dias, a partir do recebimento dos ofícios.
A Liesa terá que fornecer informações sobre o tempo previsto para a tomada de providências de segurança necessárias à prevenção de novos acidentes. A Liga terá que apresentar um cronograma para cada uma das adequações a serem implementadas até o próximo desfile. O Corpo de Bombeiros terá que comprovar se os carros alegóricos possuíam equipamentos e seguiam as normas de segurança contra incêndio e informar que medidas complementares podem ser tomadas como garantia de maior segurança.
Ao Crea, o MP requer informações sobre as exigências técnicas de estrutura e engenharia, quais melhorias podem ser aplicadas, além de laudos referentes a essas exigências no desfile deste ano. Já o Inmetro deve informar sobre o projeto de definição de novas regras de segurança que serão elaboradas como foi informado na reunião de emergência convocada pelo MP, no dia 2 de março.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas